América confirma presença em torneios de base tradicionais na Holanda

O Coelhãozinho irá ao Velho Continente. A categoria sub-17 tem pela frente dois ótimos desafios em solo internacional e disputará o Torneio Nuenen, entre os dias 3 e 5 de junho, e o Torneio de Varsseveld, entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.

Tratam-se dos mais tradicionais torneios de base da Holanda e que foram berço para o surgimento de craques como Arjen Robben, Robin Van Persie e Klaas-Jan Huntelaar.

Com DNA formador, o América terá a chance de também marcar o nome do clube nessas competições e duelar com grandes adversários como PSV, Ajax, AZ Alkmaar, Zenit e até mesmo a Seleção do México sub-17. O rival nacional nessa jornada será o Red Bull-SP.

Para Paulo Bracks, Diretor de Futebol da Base, disputar competições no exterior é uma oportunidade benéfica não somente para a instituição, como também para o crescimento dos próprios jogadores como atletas e seres-humanos.

“É uma oportunidade muito boa para os atletas, para o clube, para a imagem do América. Voltaremos ao exterior com a categoria sub-17 depois de muitos anos. Acredito que essa é uma ocasião muito boa para intercâmbio de informações, intercâmbio de parte técnica. Queremos, mais do que tudo, contribuir com a formação desses jogadores. Iremos com uma esperança muito grande de que seja útil, não somente para a marca América, como também para os atletas e o futuro deles nas nossas categorias de base”, afirma o diretor.

Em busca de uma boa temporada, o time comandado por Cauã de Almeida poderá agregar a experiência de competições com atletas de escolas europeias em meio às disputas dos campeonatos locais e nacionais. Paulo Bracks enxerga o momento atual como de valorização da categoria.

“Será uma excursão para nossos atletas de 2001 e alguns de 2002. É uma oportunidade de enfrentar grandes escolas mundiais. Na própria Holanda, o Ajax, o PSV, o AZ Alkmaar, além do Zenit, da Rússia, e até uma seleção mundial, que é a do México. Trata-se de uma experiência internacional que raramente os atletas vivenciam nessa categoria. Então estamos muito satisfeitos por recebermos esse convite para os dois torneios. O América vai em busca de vitória, crescimento e evolução”, completa Bracks.

Além do Torneio Nuenen e do Torneio de Varsseveld, no mês de junho, na Holanda, o Coelhãozinho sub-17 também disputará neste ano o Campeonato Mineiro, a Taça BH e a Copa do Brasil da categoria.

Por Estevão Germano

Comentários