Últimas Notícias

Curso Técnico em Conservação e Restauro recebe inscrições para turma neste primeiro semestre


Composto por cinco módulos semestrais e carga total de 1.536 horas, o curso promove a formação de profissionais capacitados para a preservação e conservação do patrimônio artístico e cultural
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) recebe, até o dia 31 de janeiro, inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro, com ingresso no primeiro semestre. Ao todo, são oferecidas 15 vagas para o turno da noite. As aulas têm início no dia 11 de março e acontecem de segunda-feira a sábado.

A pré-inscrição deve ser feita por meio deste link. O candidato receberá por e-mail o Documento de Arrecadação Estadual – DAE – para o recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60. O edital completo pode ser acessado aqui.

Para se candidatar, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio. O processo seletivo é composto por provas de Língua Portuguesa, Química, redação e prova de aptidão visual e motora. Os testes serão realizados no dia 10 de fevereiro de 2019 (domingo) na cidade de Ouro Preto, em local e horário a serem previamente divulgados.

O curso


O Curso Técnico em Conservação e Restauro da Faop é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre os mais tradicionais do país, sendo referência internacional no campo de restauração de bens culturais móveis em papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Os alunos têm a oportunidade de contribuir com a preservação de acervos de comunidades da região.

Composto por cinco módulos semestrais e carga total de 1.536 horas, o curso promove a formação de profissionais capacitados para atuação em museus, fundações, bibliotecas, arquivos e demais atividades ligadas à preservação e conservação do patrimônio cultural e artístico.

A formação teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio na década de 1970. O curso, considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil, é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

O processo ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática. Nos dois primeiros módulos, a carga horária teórica é intensa, fornecendo a formação conceitual.

O aluno pratica inicialmente simulações do processo de restauro e, posteriormente, atua com acervos reais comunitários; todo o processo é orientado pelos professores de ateliê que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês: para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete – que se encerra mediante relatório final.

Essa estratégia de ensino-aprendizagem garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, garante o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

Serviço:

Incrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro
Data: até 31/1/2019 (até às 12h)
Valor: R$ 60
Link para pré-inscrição: https://bit.ly/2VeZT5t
Informações: (31) 3551-2014 ou [email protected]

Nenhum comentário