MIS Cine Santa Tereza alia preservação e acesso à cultura para todos os públicos

Vinculado ao Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, o MIS Cine Santa Tereza é o primeiro cinema público de rua da cidade. Além de se dedicar à preservação e divulgação de acervos audiovisuais e à pesquisa, formação e apoio a novas produções, o espaço se consolida também como uma alternativa de acesso à cultura e ao entretenimento. Suas ações contemplam exibições e lançamentos de filmes, sessões comentadas, palestras e outras atividades que promovem, de forma gratuita, a cultura cinematográfica para todos os públicos.


O Cine Santa Tereza considera, nas suas programações, a variedade de gêneros, linguagens, formas e conteúdos do cinema universal. De acordo com a integrante da equipe de programação do cinema, Ana Amélia Lage Martins, a diversidade e a qualidade desses conteúdos são essenciais. “O equipamento busca oferecer ao público, de forma permanente e gratuita, boas produções cinematográficas e audiovisuais que valorizem o cinema como linguagem, como experiência estética individual e coletiva e como patrimônio artístico e cultural”, afirma. As ações também promovem a circulação da produção cinematográfica local. “Fazemos circular o que é produzido por Belo Horizonte e Minas Gerais e acolhemos o que é desenvolvido pelo setor audiovisual da cidade, por meio da realização de festivais, mostras, exibições e lançamentos”, detalha Ana Amélia.


Maria Tereza Martins, 37 anos, professora, moradora do Centro, chama a atenção para o acesso às obras que não estão no circuito comercial. “Você tem a oportunidade de ver filmes que não estão nos cinemas de shopping, como os clássicos nacionais e internacionais”. Além disso, ela destaca a localização do equipamento e gratuidade da programação. “Estar no charmoso bairro Santa Tereza, possibilitando, por exemplo, aliar cultura à gastronomia no programa. A gratuidade das sessões é também atrativo que faz do lugar uma excelente opção de lazer”, aponta.


Diversão para todos


Atender pessoas de todas as idades é uma característica da programação do MIS Cine Santa Tereza, que apresenta obras para crianças, jovens, adultos e idosos. Toda a comunidade se envolve e participa com frequência das ações oferecidas no espaço. Em 2018, só até o mês de outubro, o cinema já havia contabilizado um público de 11.817 pessoas em suas exibições.


Suellen Ananda Fraga, psicóloga, 28 anos, moradora do bairro Barro Preto, é frequentadora do equipamento. Ela recomenda ao público que o conheça e usufrua de suas atrações. “Eu o considero como um dos espaços mais importantes em termos de cultura em Belo Horizonte. Desde a sua localização no tradicional bairro Santa Tereza, que nos remete à história do bom e velho 'cinema na praça', até toda a organização que mantêm seu funcionamento e faz dele um ambiente aconchegante e muito bem cuidado”, ressalta.


Suellen também enfatiza a diversificação da programação, que valoriza o cinema nacional, e as parcerias com outros setores da cidade. “Tem uma vasta proposta que inclui documentários, curtas-metragens e filmes infantis, e disponibiliza conteúdos que fazem do cinema um excelente espaço para apreensão e trocas de conhecimentos. A interlocução com escolas, movimentos sociais e ONGs, por meio de projetos, também é um diferencial importante”, comenta.


Ana Amélia Lage Martins reforça que o encontro com o cinema é uma atividade transformadora, para além do entretenimento. “Acesso e Difusão constituem o núcleo da programação que o MIS Cine Santa Tereza oferece. Contemplando a variedade de gêneros cinematográficos, as sessões possibilitam o encontro do público com produções audiovisuais clássicas e contemporâneas, de diferentes lugares do mundo. Isso contribui para a formação constante de espectadores e espectadoras, para o debate de temas importantes e para a valorização do cinema na cidade”, avalia.


Exposição e biblioteca


Além da sala de exibição com projeção digital em alta resolução, o MIS Cine Santa Tereza conta com um espaço multiuso dedicado a exposições e ações formativas, e com uma biblioteca pública que, integrada à rede de bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, oferece acesso a diversos materiais de leitura e um acervo especial sobre audiovisual.

O MIS Santa Tereza fica na rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza (Praça Duque de Caxias). O horário de funcionamento é de 3ª a 6ª, das 10h às 21h e sábados, domingos e feriados das 16h às 21h. A biblioteca funciona das 9h às 18h. As sessões de cinema acontecem em horários diversos e o ingresso é gratuito. Telefones: (31) 3277-4699/ 3277-8651/ 3277-4714. E-mail:[email protected].



Fonte: PBH

Comentários