Últimas Notícias

Alfenas recebe capacitação para prevenção à violência



A Subsecretaria de Políticas de Prevenção à Criminalidade (Supec), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), acaba de dar início à iniciativa inédita de combate à violência no estado, o Programa Selo Prevenção Minas.

Alfenas, cidade do Sul de Minas com população estimada em 80 mil habitantes, foi escolhida para sediar a primeira capacitação do programa, que objetiva fortalecer e criar ações públicas direcionadas ao combate à violência local.

O encontro, realizado nesta terça-feira (10/3), reuniu cerca de 160 participantes entre membros da rede de políticas sociais, instituições de Segurança Pública, da Justiça e do Terceiro Setor e teve participação da equipe da Supec.

Prevenção

O programa prevê séries de ações para preparar profissionais das áreas de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, Esporte, além de conselhos municipais, guarda municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias militar e civil, e ainda organizações não governamentais para a disseminação de práticas de prevenção à criminalidade.

A subsecretária de Políticas de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes, ressalta que a participação das redes municipal e estadual na qualificação oferecida pela Sejusp são fundamentais para o combate à criminalidade. “A primeira capacitação do Selo Prevenção Minas em Alfenas é um marco e um passo importante no avanço do programa no município”, avalia a subsecretária. “Aqui e em todas as outras ações abordamos temáticas como estratégias de prevenção à criminalidade, trabalho em rede e segurança cidadã”, completa.

Selos 

Dois eixos estruturam o programa: o Selo Prevenção Minas Certifica e o Selo Prevenção Minas em Curso. O principal intuito é estimular a mobilização e participação social, construindo coletivamente ações no âmbito dos fatores geradores de violências.

Para o prefeito de Alfenas, Luiz Antonio da Silva, as políticas de combate e prevenção à criminalidade precisam realmente ser municipalizadas, a exemplo do que está em curso no município. “É a solução para atingir todas as regiões de Minas Gerais, pois cada um conhece de perto os problemas e necessidades de seus territórios. Uso de drogas e falta de oportunidades são algumas das situações existentes em Alfenas. Acreditamos que ações de prevenção podem ajudar a salvar vidas”, comenta o prefeito.

Certificados


O Eixo Certifica leva à cidade ciclos de ações desenvolvidas com o apoio da Supec. A finalidade é o desenvolvimento de um Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã, um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade, incluindo ações preventivas.

Este ciclo possui seis etapas que, se concluídas de maneira satisfatória, resultam na certificação do município com o Selo Prevenção Minas e no seu reconhecimento como parceiro da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade.

Já o Eixo em Curso visa disseminar as técnicas utilizadas e os conhecimentos adquiridos pela Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, por meio da realização de capacitações e da disponibilidade de materiais didáticos e informativos para as instituições públicas municipais interessadas em qualificar a atuação. Este eixo é adaptável às necessidades locais e estruturado em conjunto com o município.

Nenhum comentário