Congonhas torna-se referência regional na área da Saúde



Após a publicação da atualização do Plano Diretor de Regionalização (PDR) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), alguns municípios receberam nova classificação e passaram a ser considerados sede de microrregião. É este o caso de Congonhas, na porção Central do estado, que passa a abranger seis municípios, com população estimada em 124.457 habitantes, quatro hospitais e 137 leitos SUS.

Com objetivo de atualizar as informações para a rede de Saúde local, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, visitou a cidade na quinta-feira (5/3) para participar da reunião “Desafios para a efetivação da microrregião de Congonhas”.

O evento contou com a presença da superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, da gerente regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, da equipe de coordenadores e técnicos da Regional de Barbacena e autoridades da região.

Também presente, o superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra, apresentou as atualizações do PDR. De acordo com a nova divisão, Congonhas assume a posição de município polo por ser considerado, segundo Ricardo, “com grande capacidade atrativa e expressiva capacidade instalada”.

Planejamento


O secretário Carlos Eduardo destacou os esforços do Estado para o fortalecimento da Saúde. “Esse momento é a consolidação de um planejamento, de uma busca da qualificação da Saúde. Na SES estamos vivendo esse momento de integrar as macros e microrregiões, e continuar organizando a Saúde”, afirmou.

Em relação à resolução de questões financeiras para o andamento dos serviços prestados no estado, o secretário explicou que readequações financeiras estão em andamento. “Estamos organizando financeiramente a rede de urgência e emergência com o pagamento dos fornecedores, e com isso foi possível voltar a comprar medicamentos. Hoje, o estoque das nossas farmácias está praticamente completo, sem falta de medicamentos, o que é importante por que significa que temos conseguido atingir metas prioritárias e estamos trabalhando para atingir outras”, destacou.

O secretário também visitou o Hospital Bom Jesus de Congonhas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu. O hospital é porta de entrada da Rede de Urgência e Emergência (nível III), atende trauma de baixo impacto, cirurgias de emergência, obstetrícia e pediatria, além de ser referência na realização de cirurgias eletivas para a microrregião.

A UPA atende casos de urgências e de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma e tem capacidade para atender até 200 mil habitantes das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Já a USA, inaugurada em agosto de 2019, é considerada uma UTI Móvel, capaz de atender casos mais graves, como os procedimentos invasivos. O serviço atende a 17 municípios das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, com uma população estimada de 230 mil habitantes.

Comentários