Estado de Minas desenvolve material para escolas com orientações sobre coronavírus



O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Saúde (SES), encaminhará às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19). O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população, de forma geral, no dia a dia.

Especificamente sobre a convivência dos alunos na escola, o material destaca medidas como a necessidade de higiene frequente das mãos com água e sabão - por pelo menos 20 segundos - e usar desinfetante para as mãos à base de álcool. Também cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, deixando o cotovelo flexionado, ou utilizar lenço descartável.

“Dentre as formas de contágio já conhecidas podemos mencionar o contato com secreções contaminadas tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, por meio do contato pessoal próximo com pessoas doentes e/ou com objetos ou superfícies contaminadas”, informa o texto direcionado às escolas.

O material disponibilizado pelo Estado ainda ressalta a importância do ambiente escolar como local de repasse de informações e cuidados para a sociedade. “Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias”, informa o texto.

Para consultar a cartilha basta clicar aqui.

O vírus


Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente da doença (SARS-Cov-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

A SES reuniu todas as informações sobre a doença, formas de contágio e prevenção no site: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Comentários