Estado de Minas realiza série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher



O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realiza neste mês uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8/3). Entre as atividades, para garantir visibilidade às questões relacionadas à igualdade de gênero, estão cursos de qualificação, rodas de conversa e palestras.

Nesta sexta-feira (6/3), o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna), da Sedese, promove, em parceria com a Polícia Militar, atendimentos na Praça Sete, em Belo Horizonte. O objetivo é proporcionar às mulheres cis e trans, em situação de violência, acesso aos serviços de proteção do Estado.

Até quarta-feira (11/3), vários temas serão abordados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Sedese, dentro da ação “Sempre Vivas, Mulheres, História e Resistência”. As palestras acontecem de 8h às 18h. Já o tema “Respeito, Sororidade e Equidade” será tratado na sexta-feira (13/3), às 9h, no auditório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), na Rua Conde Pereira Carneiro, 80, bairro Gameleira.

O Estado também oferece um curso gratuito de Formação em Direitos das Mulheres. A capacitação será realizada a distância e as inscrições podem ser feitas neste link, com o código SEDESE525.

Para eles


Também haverá capacitações específicas para os homens. Na quinta-feira (12/3) uma roda de conversa acontece na Casa de Direitos Humanos, na Avenida Amazonas, 558, no Centro da capital, com o tema “De homens para homens”. A ação busca sensibilizar o público masculino sobre as agressões causadas por comportamentos machistas.

Histórico 



O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo mundo como um marco para reconhecer as conquistas históricas, no campo social e político, promovidas por mulheres. Uma data que relembra, simbolicamente, os movimentos das trabalhadoras das fábricas têxteis do início do século XX, que reivindicavam melhores condições de emprego e direito ao voto (sufrágio universal). Atualmente, a data discute a garantia de igualdade de condições e oportunidades entre homens e mulheres.

Comentários