Minas arrecada valor recorde em leilão de veículos apreendidos em operações contra tráfico de drogas

 


O quinto leilão com veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, em 2020, arrecadou valor recorde de R$ 328.600,00 para os cofres do Estado. A iniciativa tem objetivo de garantir a eficiência de bens perdidos e trazer receitas para o reforço da política de combate ao tráfico de drogas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Nesta edição foram leiloados 23 veículos, entre carros, motocicletas e um caminhão. De forma inédita, uma pulseira de ouro também esteve disponível para os lances realizados exclusivamente on-line. Ao todo, foram mais de 1,3 mil lances. O próximo leilão está previsto para a na primeira quinzena de outubro, e deve contar com duas aeronaves.

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Andreza Gomes, responsável pelo gerenciamento dos leilões de bens do tráfico, destaca a importância dos resultados alcançados, uma vez que o Estado consegue transformar esses veículos apreendidos em recursos para serem aplicados na Segurança Pública. “O leilão de hoje é um marco porque o valor foi recorde entre todos os outros já realizados nesta modalidade”, observa.

Aplicação dos recursos

Todos os recursos são aplicados, especialmente, em ações de redução da oferta e da demanda de substâncias ilícitas, e em campanhas, estudos e capacitações relacionadas à temática das drogas. Os valores arrecadados em leilões são também aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Comentários