Rio começa a exigir comprovante de vacinação nesta quarta-feira (15)

 


O Rio de Janeiro  começa a exigir nesta quarta-feira que cariocas e turistas apresentem o comprovante de vacinação contra a covid-19 para entrar em locais de uso coletivo, como cinemas, teatros, academias. O certificado será exigido também para acesso a locais de visitação turística, como museus, galerias, aquários e parques de diversões, bem como a convenções e feiras comerciais.

A cobrança deverá ser feita pelo próprio estabelecimento e a fiscalização do cumprimento da regra ficará a cargo da Vigilância Sanitária Municipal.

O passaporte da vacina, como é chamado,  também será exigido  para a inclusão e manutenção de pessoas no programa de transferência de renda Cartão Família Carioca e também para a realização de cirurgias eletivas.

Quem só tomou a primeira dose também precisa apresentar comprovante informando que ainda não chegou o momento da segunda dose.  De acordo com a prefeitura, além da carteira digital fornecida pelo ConecteSUS, a própria caderneta física ou papel timbrado disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde servem para comprovar a imunização. Também são válidos o certificado internacional emitido por outros países e também o certificado de institutos de pesquisas.

Comentários