A poucos dias do Enem, estudantes devem diminuir o ritmo e relaxar

 


Domingo é o dia da primeira prova do Enem 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio. Após um ano de muito esforço, agora os estudantes devem diminuir o ritmo e relaxar. Essa é a opinião do professor de Maringá, no Paraná, Alysson Marcelo de Campos, que dá aulas no Ensino Médio e pré-vestibulares há 15 anos. Ele sugere que, nessa reta final, o aluno tenha uma boa rotina de sono - seis a oito horas por dia -, faça exercícios que não ofereçam risco de se machucar; e se divirta. Não vale mais a pena pegar pesado nos livros e cadernos. 

Agora, o importante é deixar a cabeça descansada e tranquila. Até vale uma revisão básica, mas só de assuntos que possam aparecer na prova, como pandemia e vacinação.

No dia do exame, o professor orienta o aluno a fazer primeiro todas as questões que sabe resolver. A ideia é não se desgastar no início com as perguntas difíceis, para evitar o risco de, no final, não ter tempo para responder as fáceis.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), orienta os participantes que tiverem sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame a não comparecer à prova. 

Eles poderão pedir a reaplicação pela Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro. 

O Enem será aplicado neste domingo, dia 21, e no próximo, dia 28. Os portões abrem ao meio-dia e fecham uma hora depois. É obrigatório o uso de máscara. Para entrar só é aceito documento de identificação original e com foto, como a identidade e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O estudante deve levar a própria caneta esferográfica preta, em material transparente.

Para evitar estresse, é bom deixar o material separado um dia antes e conhecer o caminho para o local de prova com antecedência.

Comentários