Busca por viagens aumentou 60% em relação a 2020, diz associação


 

Com a proximidade das festas de fim de ano, como Natal e Réveillon, e o avanço da vacinação no Brasil, a busca por destinos nacionais aumentou 60% este ano em relação ao ano passado. É o que aponta o levantamento da ABAV, Associação Brasileira de Agências de Viagem, que identificou maior procura dos viajantes para destinos como as capitais Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

A presidente da ABAV, Magda Nassar, conta que o aumento na procura reflete um cenário de segurança da população.

Segundo a ABAV, foram levadas em conta as pesquisas de pacotes turísticos nas principais agências de viagens do país. Entre os tipos mais procurados estão as férias em família, liderando as buscas com 32% do total. Em seguida, as viagens individuais por várias cidades, com 16%, viagens em grupo, com 14%, e viagens para casais, com 9% das buscas.

Entre os 10 destinos mais procurados para passagens em dezembro e janeiro, cinco são capitais do Nordeste: Recife, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal. Já a compra de pacotes turísticos, a escolha continua sendo o Nordeste: os roteiros mais procurados são Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, e Boipeba, na Bahia.

O cenário é animador para o turismo no Brasil e a recuperação da economia no setor. Quase 90% das agências de viagens no Brasil afirmam terem perdido faturamento, em mais de 60% durante a pandemia. A geração de emprego pode ser animadora também, porque mais da metade dessas agências pretendem contratar funcionários nos próximos seis meses com a possível recuperação do setor.

Comentários