CrediTodos disponibiliza microcrédito para refugiados empreendedores


 

Atualmente, cerca de 450 mil refugiados vivem no Brasil. Muitas dessas pessoas têm perfil empreendedor. Mas, como começar um negócio num país estranho?

Pensando nisso, o Acnur, Alto-comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em parceria com agências de crédito brasileiras criou o CrediTodos. Um modelo de microcrédito para financiar os pequenos negócios desse público.

Dois terços dos refugiados que vivem no Brasil, vieram da Venezuela. É o caso de Benilded Maria, que chegou há três anos e meio; e, atualmente, sobrevive dos bolos que faz e comercializa em São Sebastião, no Distrito Federal. Ela utilizou o financiamento para adquirir uma batedeira e um novo fogão.

O Oficial de Meios de Vida para Refugiados do Acnur, Paulo Sérgio de Almeida, conta que o programa surgiu justamente para dar a essas pessoas acesso ao sistema financeiro brasileiro.

Lançado no ano passado, o programa CrediTodos financiou só este ano, aproximadamente, 80 pequenos negócios.

Além do programa de microcrédito, o Acnur lançou também uma cartilha de inclusão financeira, feita em parceria com o Banco Central e o Ministério da Justiça; e um site com informações para os que querem empreender no Brasil. O endereço é refugiadosempreendedores.com.br

*Com supervisão de Sâmia Mendes.

Comentários