Dezenas de espécies de dinossauros já foram identificadas no Brasil

 


Não é raro que a descoberta de fósseis de dinossauro aconteça no Brasil, até há quem chame de terra dos dinossauros. Os primeiros fósseis foram encontrados por aqui em 1897, na Paraíba.

De lá pra cá, segundo a Universidade de São Paulo, paleontólogos já identificaram pelo menos 47 espécies de dinossauros que pisaram no que é, hoje, o território brasileiro.

Já se sabe que uns se deslocaram da Argentina e de países africanos para cá, quando o planeta Terra era composto por um único continente, a pangeia. Isso há pelo menos 180 milhões de anos.

Outros eram nativos daqui e foram batizados com nomes bem brasileiros! Você conhece o Amazonssauro maranhensis? Esse gigante de quase 5 metros foi encontrado em 1991, na região amazônica do Maranhão.

O achado, inclusive, se deu por um tropeço de um professor em uma vertebra do animal. O paleontólogo Leonardo Kerber explica sobre a relação do território brasileiro com os dinossauros.

A maior ossada de um fóssil de dinossauro encontrada no Brasil, foi achada em 2004, na região de Uberaba, em Minas Gerais.

O Uberabatitan ribeiroi foi batizado com esse nome pela região em que foi descoberto. O bicho pode ter passado dos 15 metros de comprimento. Uma réplica, em tamanho real, foi montada no museu dos dinossauros em Peirópolis, um distrito da cidade de Uberaba.

Pelo visto, as histórias de quando éramos crianças, refletem sim a realidade, pelo menos a de 200 milhões de anos atrás.

* Com supervisão de Raquel Mariano

Comentários