Crescimento futebolístico e cultural: Sub-14 segue para torneio na China

Imagine ter apenas 14 anos e ganhar a chance de ir para o outro lado do mundo, representando as cores do Cruzeiro. Pois este é o cenário a ser vivenciado pelos jovens atletas da categoria Sub-14 da Raposa, que seguiram, na tarde desta quarta-feira, para a China, onde acontecerá mais uma edição da Codion Cup.

“É uma experiência ímpar. São vários países, culturas e, acredito, estilos de jogo diferentes. Então, para a vivência e o desenvolvimento dos atletas é um torneio muito interessante. Vai ser a primeira viagem de nossa equipe e logo de cara será internacional. Eles vão passar por uma experiência assim ainda muito novos e certamente irão guardar para o resto da vida e da carreira deles”, afirmou o técnico celeste Carlos Alberto.

“Pelo Cruzeiro será minha primeira viagem internacional, espero que também seja uma experiência bacana para mim. Espero que eu possa observar o estilo de jogo de vários países, o sistema tático e conversar com o máximo de treinadores para fazer esta troca entre o futebol brasileiro e de outros países”, completou o comandante do Cruzeiro Sub-14.

Se Carlos Alberto e seus comandados terão a chance de jogar um torneio na China, muito se deve ao trabalho realizado pelo Departamento de Negócios Internacionais (DNI), braço importante da diretoria de Novos Negócios, criada na atual gestão do presidente Wagner Pires de Sá. Ao comentar sobre a ida do Sub-14 à China, o diretor do setor, Renê Salviano, destacou todo o planejamento feito para a viagem ser um sucesso em todas as vertentes.

“Todo o planejamento foi feito pensando no Cruzeiro em sua plenitude. No caso específico de uma viagem internacional, são inúmeros os pontos positivos. Trabalhamos o processo de internacionalização de marca, capacitamos melhor nossa equipe e atletas, sem contar as novas parcerias que surgem e resultam em várias possibilidades de negócios”, ressaltou.

“Estamos preparados para esta viagem. Além de estarmos levando propostas de Intercâmbio em mãos para todos os dez clubes que jogaremos, apresentaremos pessoalmente a um clube chinês uma oportunidade de negócios. Não podemos apenas fazer uma viagem, temos que aproveitar todas as oportunidades; e se não existem, temos que criar. O Cruzeiro tem uma marca muito forte e precisa ser tratada como tal”, completou.

Campeão do torneio em 2016, o Cruzeiro terá pela frente clubes de diversas nacionalidades, o que permitirá aos atletas celestes um contato com outras escolas futebolísticas

“Estes torneios são muito importantes tanto na parte técnica, quanto na parte cultural. São experiências muito importantes na formação de um atleta. Pense só em um garoto com 14 anos, jogando contra times da China, Japão, Espanha, Rússia, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Tailândia, Nova Zelândia, Polônia. São muitos aprendizados”, observou.

“Buscamos oportunidades como esta. Favorável financeiramente e com alto ganho técnico e cultural. Nosso departamento está em busca de experiências internacionais que possibilitem troca de experiências profissionais e oportunidades de novos negócios”, concluiu.

Carlos Alberto é o técnico da equipe sub-14

Olhar para novas oportunidades

Enquanto transcorrerá a disputa da Codion Cup, que terá seus grupos definidos pouco antes do início da competição, o DNI seguirá trabalhando visando a participação do Maior de Minas em outros torneios internacionais.

“Estamos mapeando todos torneios internacionais e buscando oportunidades interessantes para as categorias de base. Agora, em abril, estamos indo para a China, mas já temos outros torneios em fase final de negociação ainda para 2018. E, detalhe, não apenas pensando na viabilidade técnica do campeonato como também, na parte financeira”, destacou Renê Salviano, que tem planos ambiciosos para o departamento.

“Este departamento está minuciosamente planejado desde janeiro. Temos metas pautadas em relacionamento, novos produtos e claro, meta geral financeira. Nosso departamento está todo planejado para este triênio, o que servirá como base para os próximos anos em busca de se tornar ainda mais gigante. O Departamento Internacional está se preparando para, em um futuro próximo, ser uma área estratégica no auxílio para negociação de atletas formados no Cruzeiro para o mundo”, concluiu. 


Por Gustavo Aleixo

Comentários