Unimontes abre inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada



Processo oferta 1.169 vagas e contempla 49 cursos regulares de graduação ministrados no campus e nos campi da Universidade


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e demais instituições públicas de ensino superior do país, começam nesta terça-feira (22/1).

A Unimontes, atualmente, oferece 1.169 vagas em por meio SiSU. O Edital do Processo Seletivo 01/2019 também está disponível no site www.sisu.unimontes.br.

A seleção contempla 49 cursos regulares de graduação ministrados no campus-sede e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí – além do núcleo de Pompéu.

Deste total de vagas, 566 são para a categoria de “Ampla Concorrência” (ou Sistema Universal). As outras 603 são ofertadas pelo sistema de reserva de vagas, em consonância com a Lei Estadual, onde se lê: 234 vagas para negros – egressos de escola pública/carente; 234 vagas para egressos de escola pública/baixa renda; 49 para pessoas com deficiência; e 49 vagas para indígenas – egressos de escola pública.

Inscrição


O interessado deverá acessar o site específico do Ministério da Educação, no endereço eletrônico www.sisualuno.mec.gov.br. É necessário utilizar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem/2018. Cada pessoa pode escolher até duas opções de curso.

O prazo encerra-se na próxima sexta-feira (25/1), às 23h59, somente pela Internet. O acesso à Unimontes pelo SiSU é feito com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, que foram divulgadas no último dia 18 e podem ser consultadas neste link.

No sítio eletrônico, o estudante deverá informar o CPF e a senha pessoal. O candidato não pode ter “zerado” a redação para participar do processo de seleção do SiSU.

Cronograma


O resultado da Chamada Regular 1ª chamada será divulgado em 28 de janeiro. A matrícula on-line para a 1ª Chamada será efetuada entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Já a efetivação da matrícula deverá ser feita presencialmente, entre os dias 26 a 28 de fevereiro, com a entrega da documentação exigida no Edital 01/2019.

Importante ressaltar, ainda, que os candidatos do sistema de reserva de vagas deverão protocolar a documentação para comprovar as questões socioeconômicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, na secretaria geral do campus-sede ou nas secretarias setoriais dos demais campi, tendo como referência o local em que o curso pleiteado é oferecido.

A manifestação para fazer parte da lista de espera - 2ª Chamada - deverá ser feita entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
 

Comentários