MITO: Brasileiros consomem 5 litros de agrotóxicos por ano


Uma das fake news mais famosas sobre os agrotóxicos diz que “cada brasileiro consome cerca de 5 litros por ano”, mas isso é mentira! A verdade é que esse número foi retirado de um valor estimado da venda de 1 bilhão de litros dividido pela população, que na época era de 192 milhões de habitantes.


Se fizermos a mesma conta, podemos dizer que cada brasileiro fuma 400 cigarros por ano, mas sabemos que isso está muito longe de ser verdade.


Outro erro é que essa fake news não leva em consideração que a maior parte dos defensivos é aplicada no caule, nas folhas e nas sementes. Exceto as hortaliças e frutas, dificilmente o agrotóxico é aplicado na parte comestível da planta.


E mais uma informação passou batida. Cerca de 99% dos pesticidas se degradam no ambiente em questão de dias, isso porque esse intervalo é um dispositivo de segurança para o consumo alimentar.


Tendo em vista que os agrotóxicos são usados no Brasil há mais de 50 anos e não houve nenhum surto de câncer, podemos concluir que as nossas regras de segurança alimentar são confiáveis e têm sido seguidas à risca.


Agora que você já sabe da verdade, pode almoçar tranquilo, não vai ter veneno no seu prato!

Fonte: AgroSaber

Comentários