Últimas Notícias

Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de BH



A tradicional Praça Sete foi o local escolhido para a realização da primeira Mostra da Agricultura Familiar de 2020, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (12/3), 32 agricultores de vários municípios de Minas Gerais vão vender seus produtos diretamente para os consumidores que passarem pelo centro da capital.

A feira é promovida pela Emater-MG - vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - em parceria com a prefeitura da capital. As barracas serão montadas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, esquina com Rua Tupinambás, e as vendas serão das 8h às 18h. Nesta edição, serão comercializados doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, rapadura, frutas, quitandas, mel, temperos, conservas e pães. Todos os produtores participantes recebem algum tipo de assistência da Emater-MG.

Nos últimos anos, a empresa tem promovido diversas mostras com produtores da agricultura familiar em BH e em vários eventos pelo estado. Além delas, a Cidade Administrativa – sede do Governo de Minas Gerais, também na capital – conta com uma feira permanente realizada toda sexta-feira.

“Fizemos um acordo com a prefeitura e pretendemos realizar pelo menos 12 mostras itinerantes em Belo Horizonte, em 2020. No ano passado, foram quatro mostras na cidade. Mas a ideia este ano é promover pelo menos uma em cada regional da capital”, explica o gerente da Emater-MG na capital mineira, Vitório Alves Freitas.

O produtor Evandro da Silva Campos, do município de Mário Campos, participou das mostras promovidas pela Emater nos últimos anos. Ele leva principalmente a produção da família e consegue lucrar até R$ 2 mil em um dia de vendas. “Levo vários produtos, como legumes, ovos, cana, frutas. A produção é quase toda minha e de irmãos, primos, tios. Às vezes levo também o que os vizinhos produzem. Se tivesse mais espaço na banca, daria para vender mais. Aproveito a feira também para pegar o contato dos consumidores e divulgar meus produtos nas redes sociais”, comenta.

Os irmãos Washington e Walter Teles, do município de Itaguara, também costumam participar das feiras e mostras da agricultura familiar promovidas pela Emater-MG. Eles produzem rapadura, uma atividade que começou na família há mais de 80 anos. A dupla inovou e hoje vende rapadura de diversos sabores. “Uma tradição como essa na família você não pode deixar passar. Só que antes as pessoas faziam apenas a tradicional rapadura de cana. Mas é preciso inovar. E comecei a fazer cursos para também fazer rapaduras misturando outros sabores, como mamão, banana e beterraba”, conta Washington.

Ele lembra que, em 2018, participou da primeira mostra promovida na Praça Sete e a comercialização superou as expectativas. “Foi um sucesso. A gente voltou para casa sem nenhuma rapadura. Vendemos tudo”.

Cozinha show


Além das vendas de produtos da agricultura familiar, haverá também uma barraca com uma “cozinha show”. O professor e chef de cozinha Edson Puiati irá preparar pratos usando produtos vendidos na mostra. A Emater-MG também terá uma barraca que funcionará como um plantão técnico. Técnicos da empresa estarão no local para tirar dúvidas da população sobre a produção agropecuária.

Serviço:

Mostra da Agricultura Familiar
Data: 12/3/2020 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Praça Sete - Quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro com rua Tupinambás – Centro, Belo Horizonte (MG)

Nenhum comentário