IEF seleciona voluntários para unidades de conservação mineiras



Três das unidades de conservação estaduais de Minas Gerais estão disponibilizando vagas para voluntários que desejem prestar serviço em ações de educação ambiental e atendimento ao público. São 106 vagas nos Parques Estaduais do Ibitipoca, Sumidouro e Rio Doce, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). As vagas estão distribuídas em turmas ao longo do ano de 2020.

Entre as funções que os voluntários irão desempenhar estão a apoio à recepção e orientação de visitantes nas portarias e Centro de Visitantes dos parques, monitoramento da visitação e condução de grupos de visitação escolar. Os selecionados também podem desenvolver atividades como organização de banco de imagens, apoio em palestras e outras atividades administrativas.

Inscrições


No Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, são 21 vagas divididas em três turmas entre os meses de março e junho. Cada turma terá sete voluntários selecionados. A unidade de conservação disponibilizará os alojamentos, porém, os voluntários deverão levar alimentação e itens de uso pessoal. As inscrições para a primeira turma já foram encerradas e para as demais podem ser feitas até 30 de março (segunda turma) e 30 de maio (terceira turma).

Já as 80 vagas para o Parque Estadual do Rio Doce são distribuídas em dez turmas de oito pessoas, que serão selecionadas até dezembro de 2020. Além das atividades junto ao público, os voluntários também irão trabalhar no herbário e no viveiro de mudas da unidade de conservação. Estão abertas as inscrições para a turma que começará o trabalho em 6 de abril.

O parque está localizado nos municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio. Os interessados também terão à disposição alojamentos, mas devem providenciar sua própria alimentação e itens de uso pessoal.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Parque Estadual do Sumidouro disponibiliza seis vagas para a turma cujo trabalho terá início em 23 de março. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 deste mês. Serão priorizados voluntários de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, cidades onde a unidade de conservação está localizada. Seleção

A seleção dos voluntários dá preferência a estudantes universitários nas áreas de Turismo, Ciências Biológicas, da terra, sociais e demais áreas afins às atividades de conservação da biodiversidade. As inscrições podem ser feitas com o envio dos formulários de inscrição aos endereços indicados nos editais ou presencialmente, nas gerências dos parques.

Os editais com as informações completas dos processos seletivos estão disponíveis na página do IEF na internet, no endereço http://bit.ly/2T63AvK.

O Programa de Voluntariado foi criado pelo IEF em julho de 2019, como oportunidade para que estudantes e membros das comunidades vizinhas das reservas ambientais estaduais possam participar de ações para conservação dessas áreas.

Comentários