Embrapa e Senar Rio realizam o primeiro webinar do Programa de Capacitação Solos Produtivos

 

No dia 13 de agosto, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e o Senar Rio de Janeiro, com o apoio da Emater-Rio, deram início às atividades do Programa de Capacitação Solos Produtivos, com o webinar "Cuidando do ambiente e buscando alternativas de renda no meio rural". Compuseram a “mesa” Bernadete Pedreira, pesquisadora da Embrapa Solos, Lia Caldas, presidente da Associação Casa do Saberes, e Gilberto Pereira, coordenador executivo do Projeto Conexão Mata Atlântica

“O webinar abordou um conjunto de temas ligados à questão da importância de gerar alternativas de renda no meio rural associadas à conservação ambiental, procurando mostrar as características que movem a ruralidade atual e apresentando exemplos de iniciativas viáveis implementadas no Rio de Janeiro e que já mostram resultados positivos para o desenvolvimento rural sustentável”, disse Bernadete.

Já o Senar Rio pretende, com os webinários, trabalhar de forma mais leve os conteúdos que farão parte de seus cursos. “Neste primeiro tivemos esta leveza e simplicidade que instiga para aprender mais”, contou Raquel Lima, coordenadora pedagógica da instituição.

“O trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária do estado do Rio de Janeiro. E, durante este momento de pandemia, o investimento em cursos on-line é importante para manter o produtor rural capacitado e pronto para as novidades do setor”, lembrou Stella Romanos, presidente da Emater-Rio. Nesta série de webinários, a Emater contribuiu na escolha dos assuntos e dos participantes, usando seu conhecimento de campo, já que seus técnicos estão em contato direto com os produtores do Rio e sabem das necessidades do setor. Esse tipo de ação é muito importante para o crescimento da agropecuária fluminense. 

“A estreia do Programa de Capacitação Solos Produtivos teve como proposta  a caracterização do espaço rural, com um olhar sobre as alternativas de agregação de valor e renda, fazendo um diálogo com colegas da extensão rural e produtores rurais que vivenciam iniciativas como a agroindustrialização, agroturismo e as suas potencialidades no estado, serviços de ecossistemas e desenvolvimento sustentável”, discorreu Petula Ponciano, chefe geral da Embrapa Solos.

Carina Machado, gerente técnica do Senar Rio, também falou sobre o evento: “Com este primeiro webinar, abrimos a série que conta, inicialmente, com cinco temas que serão trabalhados neste formato, de uma conversa entre a pesquisa e a produção agropecuária, mostrando as boas iniciativas que temos. Além dos webinários, ainda teremos cursos e oficinas, realizados em metodologia educacional híbrida em nosso Programa ”.

Os próximos temas dos webinários são: "Planejando o uso do solo para produzir melhor"; "Como manter seu solo fértil"; "Práticas para conservar seu solo" e "Preparando e recuperando áreas degradadas – combate à erosão".

O webinar “Planejando o uso do solo para produzir melhor” já tem data: dia 27/08, às 19h. Em breve, mais informações no site e redes sociais.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Comentários