Melhoramento genético em bovinos é tema de Webinar da ABHB e Embrapa

 

Com o objetivo de trazer informações relevantes sobre o melhoramento genético e promover interação e troca de aprendizado, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irão promover, entre os dias 24 e 27 de agosto, o primeiro Webinar HB de Melhoramento Genético. A transmissão será realizada através do Youtube no canal da ABHB (youtube.com/user/ProPampa), sempre a partir das 19h.

“Com as restrições da pandemia de Covid-19 muitos eventos presenciais foram cancelados, então pensamos em trazer conteúdos importantes para o público de forma online”, explicou Zilah Cheuiche, coordenadora do PampaPlus e superintente do Registro Genealógico da ABHB. Ela conta ainda que ideia surgiu em uma conversa com Natacha Luttjohann, superintendente Adjunta do Registro Genealógico, para suprir a ausência de cursos e palestras nesse período. “Nosso objetivo é estreitar o laço entre criadores e pesquisadores, disseminando o conhecimento sobre o melhoramento genético. Será uma excelente oportunidade para uma boa conversa e aprendizado”.

Conforme Fernando Cardoso, pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, em um cenário que demanda sistemas mais intensivos para preservação do meio ambiente, a genética cada vez mais cresce em importância. “Ter animais mais produtivos, mais eficientes é fundamental para usar da melhor forma possível os recursos disponíveis. Por isso a importância de a gente levar informação do melhoramento genético para os criadores. Nesse momento que vem a temporada de compra de reprodutores e seleção de novilhos de reposição, é importante que eles saibam como acessar e tenham acesso a melhor informação disponível para escolher esses animais que vão trazer mais resultado no sistema de produção”, destacou. 

A programação do evento conta com grandes nomes do mercado de bovinos que trarão temas relevantes em palestras como genômica em melhoramento genético de bovinos de corte; registro genealógico e melhoramento genético; ultrassonografia na avaliação de carcaças; além de um bate-papo para esclarecer dúvidas sobre o PampaPlus.

Confira a programação completa

24 de agosto – 19h
Genômica em Melhoramento Genético de Bovinos de Corte – Fernando Garcia (palestrante) e Fernando Cardoso (mediador);

25 de agosto – 19h
Registro Genealógico e Melhoramento Genético – Luiz Antonio Josahkian (palestrante) e Zilah Cheuiche (mediadora);

26 de agosto – 19h
Ultrassonografia na Avaliação de Carcaça – Leandro Lunardini (palestrante) e Fabiana Freitas (mediadora);

27 de agosto – 19h
Tira Dúvidas do Pampaplus – Fernando Cardoso, Marcos Yokoo e Zilah Cheuiche (mediadora).

 

Texto: Assessoria de Imprensa da ABHB

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Comentários