Dia das Crianças é oportunidade para levar esperança a famílias de desaparecidos


A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta sexta-feira (9/10), uma campanha em parceria com o Clube Atlético Mineiro para comemorar o Dia das Crianças - 12 de outubro - de um jeito diferente. A ideia é que, nas redes sociais, as pessoas publiquem imagens de crianças desaparecidas no perfil em vez de utilizarem fotos próprias que remetam à própria infância, que já é um costume nesse período.

A chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Maria Alice Faria, que também responde pela Delegacia Especializada em Localização de Criança e Adolescente Desaparecidos, destaca a importância da divulgação não só de crianças desaparecidas, como também de pessoas de qualquer idade – adultos e idosos –  que estejam na mesma situação.

“A divulgação da imagem da pessoa que se encontra desaparecida é de fundamental importância para que possamos localizá-la com a maior brevidade possível”, ressalta.

Registro

O registro de desaparecimento deve ser feito de imediato, em qualquer unidade da PCMG ou da Polícia Militar. Também é possível protocolar por meio da Delegacia Virtual. Dessa forma, é gerado um alerta no sistema de Defesa Social em Minas Gerais, permitindo que qualquer agente saiba que aquela pessoa está desaparecida. Caso o desaparecido retorne, é igualmente importante realizar o registro de localização.

Em Belo Horizonte, após o registro, é fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD (Avenida Brasil, nº 464, bairro Santa Efigênia) para produção do cartaz e início da divulgação do desaparecimento. É necessário levar uma fotografia atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, o solicitante deve procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima e solicitar a criação do cartaz por meio da Divisão.

“É muito importante que a sociedade se comprometa, fornecendo informações sobre alguém que está com sua imagem divulgada como desaparecido. O telefone é 0800 2828 197”, sinaliza a delegada Maria Alice.

Para divulgar

Para a campanha, o Clube Atlético Mineiro lançou o site galopelascriancas.com.br, com as fotos de crianças desaparecidas, a fim de que os torcedores façam download e publiquem as imagens no perfil. Além disso, a PCMG divulga - pelo desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br - imagens de desaparecidos, sendo possível que qualquer pessoa acesse o site para divulgação dos cartazes disponibilizados.

A Polícia Civil também realiza parcerias com diversas instituições para divulgação das pessoas desaparecidas e se coloca à disposição de organizações interessadas em contribuir para essa causa.

 

Comentários