Após cheias, cidades do AM estão em alerta com animais peçonhentos

 


Serpentes, aranhas e escorpiões são espécies de animais peçonhentos frequentemente encontrados na região Amazônica. Neste ano, por conta da cheia recorde, os cuidados devem ser redobrados para a presença desses animais nas residências.

A tenente bombeiro militar Silvana, que também é médica infectologista, dá dicas de como se prevenir. Ela aponta que se deve evitar depositar lixo, entulho e materiais de construção junto as habitações e, toda vez que for manipular esse tipo de material, usar equipamento de proteção individual.

Ela também ressalta que é importante fazer o controle de roedores, que servem de alimento para serpentes, assim também como combater insetos, principalmente baratas, que servem de alimento para escorpiões e aranhas. Ainda segundo a tenente Silvana, caso alguém seja picado ou mordido é preciso adotar alguns cuidados até que o socorro, através do SAMU, chegue. A pessoa não deve fazer torniquete, que é aquele famoso garrote, porque ele impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose no local. Ela diz também que não se deve também cortar o local da ferida para fazer sangria, não deve sugar o sangue com a boca e também não pode aplicar folhas, pó de café, terra ou outros produtos sobre o ferimento.

Comentários