Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano


 

Você já parou para pensar como são escolhidos os sites que aparecem em uma buscas na internet? Ou como determinado aplicativo de trânsito sabe qual o melhor trajeto para se chegar a um destino? Ou mesmo como uma rede social define o que aparece e o que não aparece na tela? Isso e muito mais é fruto da inteligência artificial, tecnologia que cresce a cada ano em praticamente todos os espaços da vida social e econômica. E esse tema está na pauta da Câmara dos Deputados em regime de urgência.

O neurocientista e professor livre docente da Universidade Federal de São Paulo, Álvaro Machado Dias, explica que a Inteligência Artificial não cria máquinas que pensam como humanos, mas sim modelos matemáticos chamados de algoritmos que têm a capacidade de aprender com a experiência.

A Inteligência Artificial também pode ser usada para definir os riscos na venda de um seguro ou de um empréstimo; ou no atendimento ao público, por meio dos chamados chatbots, que conduzem uma conversa pela internet. Na saúde, pode ser usada para definir um diagnóstico ou tratamento. A Inteligência Artificial é usada também nos carros autônomos ou ainda para empresas mapearem o perfil dos possíveis clientes.

Para o gerente de Inovação e tecnologia do SENAI, o Serviço de Aprendizagem Industrial, de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia, a customização de produtos, o aumento da produtividade e a ajuda na tomada de decisões são algumas das contribuições da Inteligência Artificial para as empresas.

Segundo os especialistas, a principal função da Inteligência Artificial hoje é processar um grande número de dados e apontar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão. O coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone, destaca que uma das áreas mais promissoras para Inteligência Artificial é a da saúde.Clique aqui e confira as demais reportagens da série

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.

Clique aqui e confira as demais reportagens da série

* Com produção de Michele Moreira e sonoplastia de José Maria Pardal

Comentários