Queiroga alerta para importância de cumprimento de plano de vacinação

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um alerta sobre a importância de os gestores seguirem as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, o PNO.

O Ministério da Saúde enviou um documento para os estados e municípios pedindo que cumpram as recomendações e assim podem garantir doses a toda população.

Na semana passada, cinco estados disseram que o imunizante da AstraZeneca estava em falta.

O Ministério afirma que entregou as vacinas e que elas deveriam ter sido usadas em pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose, mas, segundo a pasta, os estados aplicaram esses imunizantes como segunda dose de forma antecipada. Esse adiantamento do calendário vacinal só está previsto no PNO a partir do dia 15, ou seja, da próxima quarta-feira.  

Marcelo Queiroga lembrou ainda que no caso da terceira dose para os idosos com mais de 70 anos, é possível fazer a vacinação heteróloga, ou seja, usar uma vacina de marca diferente das duas primeiras aplicadas. Mas o ministro ressalta, mais uma vez, a importância de seguir as orientações do plano de vacinação.

Lembrando que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 é composto por uma equipe técnica do Ministério da Saúde, que determina todos os passos sobre a imunização contra a covid no Brasil. Os estados e municípios têm autonomia para fazer adequações, conforme a demanda de cada local.

Nesse fim de semana, o Brasil atingiu a marca de 72 milhões de pessoas totalmente imunizadas. Mais de 138 milhões de pessoas já tmaram pelo menos a primeira dose no país.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Comentários