Rio: flexibilização das medidas de restrição começa nesta terça (21)


 

A partir desta terça-feira (21), apresentações em locais abertos, como esta, do grupo de chorinho Som na Praça, em Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, estão liberadas, desde que tenham a participação de até 500 pessoas.

Mas, os protocolos de distanciamento, uso de máscara e do álcool em gel continuam valendo.

A flexibilização das restrições devido à pandemia no Rio está sendo possível diante da diminuição das internações por doenças respiratórias e também das mortes pela covid-19, conforme dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde.

O violinista do Som na Praça, Ricardo Leduque, lembra que o grupo, que normalmente se apresenta aos domingos na Praça do Jabour, também na zona oeste, voltou a tocar somente agora, depois de um ano e meio parado.

O decreto publicado no Diário Oficial do município, na última sexta-feira (17), mantém suspensas as atividades em boates, danceterias e salões de dança, até que a cidade alcance 65% da população com as duas doses da vacina ou a dose única aplicadas, quando então, estabelecimentos em ambientes fechados poderão funcionar com 50% da capacidade.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, 60% da população carioca acima de 18 anos está vacinada e novas flexibilizações vão acontecer quando 65% estiverem vacinados.

Também a partir desta terça, está autorizada a realização de eventos em ginásios e estádios, com até 50% da capacidade. O público deve estar com o esquema vacinal completo.

Comentários