Setor de serviços registra alta em julho, diz IBGE

 


O setor de serviços registrou em julho a quarta taxa positiva seguida, acumulando ganhos de 5,8%, e agora está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também no mais alto patamar desde março de 2016.

Em julho, o volume de serviços cresceu 1,1% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa mostra que, na passagem de junho para julho, apenas duas das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos.

Já nos serviços profissionais, administrativos e complementares, os destaques foram as atividades jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.

O pesquisador do IBGE ressalta que embora as atividades presenciais tenham crescido em julho, as atividades não presenciais continuam sustentando a recuperação do setor. Segundo ele, os ganhos mais expressivos vêm dos serviços de tecnologia da informação, serviços financeiros, e serviços auxiliares aos transportes e correios.

Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses.

Comentários