Atuação conjunta entre PMMG e PRF neutraliza ação do Novo Cangaço no Sul de Minas numa das maiores operações já realizada no país

 


Numa das maiores operações relacionada à Organização Criminosa "Novo Cangaço", as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar de Minas Gerais (PMMG) conseguiram neutralizar, na madrugada deste domingo (31.10), a ação criminosa que visava atacar instituições financeiras na cidade de Varginha, no Sul de Minas. 
 
Durante coletiva de imprensa, o Tenente-coronel Rodolfo César Morotti Fernandes, destacou que a partir de informações de movimentação de quadrilhas de roubo a instituições financeiras na região, os policiais foram deslocados para a cidade Varginha e iniciaram as buscas por informações que levassem ao paradeiro dos integrantes dessas quadrilhas. De acordo com o comandante do BOPE, a ação integrada foi precisa e nenhum policial ou cidadão de bem ficou ferido. “Com base em possíveis locais onde estariam escondidos, passamos a buscar sítios e chácaras com movimentações diversas. No momento da abordagem, fomos recebidos a tiros, sendo necessário revidar a injusta agressão”, destacou. 
 
Durante o confronto, 25 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos, mas vieram à óbito. A operação contou com o apoio do Serviço de Inteligência, grupos especializados das duas instituições, e do 24º Batalhão de Polícia Militar. 
 
No local foi encontrado um verdadeiro arsenal de guerra: fuzis, explosivos, coletes à prova de balas, roupas camufladas e carregadores municiados, além de vários veículos roubados, uma metralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas e “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais). 
 
O chefe da Comunicação Social da PRF em Minas, inspetor Aristides Junior, ressaltou que as duas instituições realizam constantes operações integradas e destacou a importância do Serviço de Inteligência na ação. “Com base nas informações da Inteligência, os grupamentos especializados das duas instituições foram mapeando as informações, o que evitou que a ação dos criminosos acontecesse”, pontuou. “São inúmeras as ações das Forças de Segurança que estão fortalecendo o trabalho policial e trazendo o melhor resultado para a população”, finalizou.
 
Operação Magia Negra
 
O combate aos roubos a bancos em Minas tem sido uma das estratégias utilizadas pela PMMG, inclusive com a realização de diversas operações dentro e fora do estado em atuação integrada com outras Forças de Segurança. No dia 26 de outubro, por exemplo, uma ação conjunta entre os Sistemas de Inteligência da PMMG e da Polícia Federal resultou na prisão de dois envolvidos na explosão a caixas eletrônicos no município de Pirapetinga, na Zona da Mata mineira, ocorrida em 09 de junho. 
 
Na operação, denominada  "Magia Negra", foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Justiça Federal em Muriaé, na região do Morro do Alemão, no Complexo da Maré e na Favela Beira Mar, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  Em data anterior, outros dois indivíduos já haviam sido presos envolvidos com o crime na cidade de Mendes, também no Rio. 
 
Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil
 
O trabalho integrado das Forças de Segurança aliado à Políticas Públicas de Governo bem definidas elevaram Minas Gerais ao status de estado mais seguro do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e são referentes aos meses de janeiro a maio. “Essa conquista se traduz num sentimento de orgulho e satisfação porque é resultado de um trabalho árduo que vem sendo realizado há muitos anos e que agora colhemos frutos positivos”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues
 

Confira abaixo imagens dos materiais apreendidos na operação:





 

 
 

Comentários