Obra de alargamento em Balneário Camboriú atrai tubarões para orla


 

Turistas e moradores de Balneário Camboriú têm anunciado, nas redes sociais, a presença de tubarões nas praias da cidade.

Calma! Não se trata de nenhum fenômeno sobrenatural e muito menos de risco aos banhistas.

É que a prefeitura está realizando uma obra, que já era esperada há quase 50 anos. Trata-se do alargamento da faixa de areia na praia central, principal cartão postal da cidade. Ao longo dos anos, a erosão causada pelo avanço das águas e, também, pela ocupação humana na praia, vem reduzindo os espaços. A obra consiste em dragar a areia do fundo do mar, o que resulta no aumento da área para lazer e atividades econômicas. E é o movimento da draga, que revolve a areia do fundo da enseada, que acaba por disponibilizar mais alimentos, atraindo os tubarões para a orla.

A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Furtado Lenzi tranquiliza moradores e turistas. Ela explica que essas espécies não são do tipo que atacam humanos.

“Não houve e nem haverá qualquer acidente com tubarões, uma vez que as espécies que existem nas águas catarinenses não são aquelas que podem causar ataques à banhistas. O que aconteceu, em Balneário Camboriú, foi avistamento desses cações, que são animais que sempre existiram por aqui, sem ofertar qualquer risco, e que agora puderam ser vistos pela população, pois estão nadando em águas mais rasas”, explicou.

Cações é o plural de Cação, nome pelo qual é conhecido o tubarão, na região. Maria Heloisa diz que, após a finalização dessa parte da obra, os banhistas ganharão entre 50 e 70 metros a mais de espaço para atividades de lazer, na praia.

“Nesse primeiro momento, o aterro vai transformar os atuais 25 metros de praia em 70 a 90 metros, em média. A obra deve encerrar na primeira semana de novembro e a praia estará pronta para uso de todos”, afirmou.

Após a obra, tudo muda. A prefeitura fará a reurbanização da Avenida Atlântica transformando a região num grande parque à beira-mar.

* Com supervisão de Leila Santos.

Comentários