Reforma da Previdência fez procura por aposentadoria privada crescer

 


A pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprev aponta que no Pará em 2018 na modalidade para o público geral teve incentivo de um R$1,114 bilhão. Em 2020 o recurso passou para um R$1,461 bilhão, um aumento de 31%.

Outra motivação é que a previdência privada não está ligada ao INSS e nem ao regime próprio de previdência social, o conhecido RPPS. Por isso o contribuinte pode receber o benefício da aposentadoria mesmo que esteja pagando o INSS.

De acordo com FENAPREV mais de treze milhões de brasileiros possuem previdência privada no Brasil. O cálculo indica que 6,5% da população brasileira fizeram esse tipo de plano. O economista Marcos Holanda explica que a covid-19 mudou o hábito econômico do brasileiro. Segundo ele, o cenário de pandemia mudou alguns hábitos de consumo, de perspectiva sobre o planejamento do futuro e os hábitos de comportamento sobre aplicações financeiras.

A reforma da previdência também foi outro fator que influenciou no aumento da previdência privada. Segundo o economista, a população acabou sendo obrigada a migrar para um regime mais flexível onde pudesse ter um ganho maior e com mais segurança.

Entre os anos de 2020 e 2021 a procura e contratação pelo serviço privado cresceu 16% em todo o Brasil. A região Norte contribuiu com 53,5% do total concentrado em todo o período.

Comentários