Café, açúcar, ovo e frango congelado são os produtos que mais encareceram no acumulado deste ano. É o que mostra a pesquisa de consumo nos lares brasileiros realizada no mês de setembro e divulgada pela Abras, Associação Brasileira de Supermercados, nesta sexta-feira.
Café e açúcar subiram mais de 30% de janeiro para cá, o ovo teve um aumento de 22,5% e o frango congelado de 21,3%. Por outro lado, o arroz teve uma redução de preços de mais de 14% no acumulado de janeiro a setembro.
No geral, a cesta dos 35 produtos analisados pela Abras registrou uma inflação de 1,37% de agosto para setembro e de mais de 18% em um ano.
De acordo com o vice presidente da Abras, Marcio Milan, esse aumento de preços é causado por uma série de fatores como aumento de custos na produção, aumento da demanda, e ainda pelos problemas de produção, por exemplo com a geada afetando a produção de café nas regiões cafeicultoras.
Sendo assim, ele ressaltou a importância de o consumidor pesquisar os preços dos produtos, uma vez que a variação é encontrada não só pelas diferentes marcas, como também dentro da mesma marca, mas em supermercados diferentes.
E para o Natal,
a expectativa do setor de supermercados é otimista, mais de 52%
acreditam que haverá aumento no volume de vendas comparado com o ano
passado. Além disso 41% dos empresários afirmou que devem abrir vagas
temporárias no fim do ano, e a estimativa é que 30 mil vagas de emprego
temporárias sejam abertas.
Comentários
Postar um comentário