Aplicação das provas do Saeb começa nesta segunda-feira (8)

 


As provas do Saeb, o Sistema de Avaliação de Ensino Básico, começam nesta segunda-feira (8) e irão até o dia 10 de dezembro. A avaliação ocorre a cada dois anos e tem como objetivo avaliar o Ensino Básico da redes pública e privada e fornecer dados para avaliação e aprimoramento de políticas educacionais.

As médias de desempenho dos estudantes, bem como as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, o Ideb. Desde o dia 13 de outubro formulários eletrônicos do Saeb já estão sendo aplicados para dirigentes municipais de educação, diretores de escola e professores da Educação Infantil. Esses estarão disponíveis até o dia 23 de dezembro.

Este ano, mais de seis milhões de alunos irão participar dessa avaliação. As provas serão aplicadas no horário regular das aulas. E como medida de prevenção à covid-19, o Inep recomenda que as diretorias de ensino suspendam as aulas de estudantes que não forem participar da prova. Há ainda a obrigação para que os aplicadores das provas e os alunos estejam todos de máscara.

Os alunos com necessidades especiais poderão participar da avaliação desde que estejam devidamente registrados no Censo Escolar. E caso precisem de atendimento especial, como tradutor de libras, transcritor ou leitor labial, caberá à escola providenciar esses recursos, bem como sala extra para aplicação. Além disso, haverá um aplicador extra para garantir que a avaliação ocorra de forma padronizada e em sigilo.

Comentários