Novembro deve ser mais chuvoso no Sudeste e Centro-Oeste, prevê ONS

 


O mês de novembro deve ter aumento no nível de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em relação ao mesmo período do ano passado — o que deve provocar a uma "leve recuperação" do nível dos reservatórios. A previsão é do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O boletim publicado pelo ONS aponta que as chuvas previstas para novembro devem ficar 6% acima da média para o mês. Se a previsão se confirmar, o nível dos reservatórios pode passar dos atuais 18% para 18,7% da capacidade total.

A região Norte também deve ter aumento no nível de precipitações em novembro, que deve ficar 55% acima da média para o período. Mesmo assim, os reservatórios da região devem encerrar o mês com 35,7% da capacidade.

Para as regiões Sul e Nordeste, no entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê chuvas abaixo da média. Os reservatórios do Sul devem chegar ao fim de novembro com 45,6% da capacidade, enquanto os reservatórios do Nordeste devem terminar o mês com 35,9%.

O baixo nível dos reservatórios em todo o país afetou a produção das usinas hidrelétricas. Com isso, as usinas termelétricas, movidas a carvão, precisaram ser acionadas para compensar a perda na produção de energia.

Só que a produção termelétrica, além de poluir mais, também é mais cara. Por isso, desde junho, a conta de energia está sendo cobrada com bandeira vermelha dois — a mais cara do sistema de bandeiras da Aneel, que cobra R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora consumidos pelos usuários.

Comentários