Novo sistema deve aperfeiçoar controle de estatísticas criminais


O governo Federal vai criar o SigaCrim, Sistema Integrado de Gestão de Dados e Análise Criminal, que visa aperfeiçoar o uso, o controle e a qualidade dos dados de estatísticas criminais.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do  Ministério da Economia assinou, no dia  26 de agosto,  acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República e com a Polícia Federal para viabilizar a criação do SigaCrim.

O trabalho – baseado em dados e evidências – vai orientar  a Polícia Federal em sua atuação proativa de repressão a organizações criminosas, a partir da identificação de seus padrões de atuação, com foco nos crimes de maior relevância, abrangência e gravidade, impulsionando a diminuição dos índices de criminalidade.

A ferramenta, que será desenvolvida no âmbito do Programa Startup GOV.BR, permitirá a integração da coleta, armazenamento, análise e apresentação dos dados de estatística criminal e produtividade operacional.

Segundo o ministério da Economia, com a tecnologia do SigaCrim, busca-se trazer mais eficiência e melhores práticas ao processo de investigação criminal da Polícia Federal.

O acordo de cooperação técnica tem prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília

Comentários