Como escolher bem frutas, verduras e legumes



Escolher bem frutas, verduras e legumes é fundamental para uma boa alimentação. Aprenda qual o formato e coloração ideal das espécies mais consumidas no Brasil.

Você sabe escolher bem frutas, verduras e legumes? Quais os critérios que usa quando vai a um supermercado ou a uma feira e precisa escolher esses alimentos que são tão importantes para a nossa saúde?

Sabe distinguir os que foram atacados por pragas dos que conseguiram ficar imunes? Cada vegetal tem a sua particularidade que nos indica qual sua real qualidade e é importante que nós saibamos quais estão mais aptos para chegarem às nossas mesas!

Ultimamente, muitas pessoas tem passado a acreditar que vegetais estão impróprios para consumo quando são bonitos demais. Segundo elas, seria sinal de que houve grande aplicação de agrotóxicos e que o ideal seria buscar os que estão mais feios.

Essa visão é bastante enganosa e infelizmente é mais uma falácia que tem sido disseminada pelo enorme desconhecimento que existe em torno dos defensivos agrícolas. Quando você dá a uma criança todas as vacinas e nutrientes necessários, ela cresce e fica mais forte, livre de doenças, certo?

Ao contrário, uma que não tem acesso aos mesmos tratamentos e a uma boa alimentação tende a ficar com um sistema imunológico deficiente e é mais suscetível tanto a infecções, vermes, parasitas e tantas outras enfermidades, como a anemias e quadros que causam dificuldade no crescimento e no desenvolvimento.

Se vemos isso acontecendo claramente com os seres humanos, por que com as plantas seria diferente? Pense nos defensivos agrícolas como uma espécie de vacina para as frutas, verduras e legumes.

Eles impedem o aparecimento das pragas e demais doenças, fazendo com que o crescimento seja ideal e todos os nutrientes se mantenham. Um vegetal bem tratado chega à sua mesa com melhores condições, sendo, portanto, o ideal para você.

Portanto, essa ideia de que é melhor escolher os exemplares mais feios não procede. De acordo com a Embrapa, as três hortaliças mais consumidas no Brasil são a batata, o tomate e a cebola.

Ainda entre as dez primeiras do ranking encontramos variedades como alface, cenoura, abóbora, chuchu e pimentão. Com isso, imaginamos que você também consuma esses vegetais que são parte tão importante da alimentação do nosso país. Mas como escolher frutas, verduras e legumes de forma perfeita?

Batata

 

Dados da Associação Brasileira da Batata mostram que são produzidas 2,6 milhões de toneladas por ano desse legume no Brasil. Na hora da compra, evite as que possuem pontos pretos, o que indica infestação por bactérias, bem como coloração esverdeada, o que é causado pela presença de solanina, uma substância produzida naturalmente por esse tipo de tubérculo e é prejudicial à nossa saúde.

Cebola

 


O engenheiro agrônomo Gustavo Almeida explica que a cebola ideal para a compra é aquela que mantém sua casca intacta, está sólida e sem brotos. Evite as que estão murchas – possivelmente, já estão se deteriorando por passar do tempo ideal de consumo – e as que possuem machucados, o que indica um possível ataque de pragas.

Tomate

 


É bem desagradável encontrar larvas dentro do tomate, não? Para evitar isso, o ideal é não comprar os que apresentam furinhos externos. Também deve-se evitar os que apresentam mais de uma cor: isso pode indicar infecção por fungos. Essas frutas devem manter coloração uniforme e estarem firmes e lisas.

Alface

 


Manchas não são bons sinais em alface e normalmente indicam doenças causadas por fungos e bactérias, como nos mostra o estudo de Lucas Machado, da Universidade Federal de Lavras. Procure exemplares com coloração viva, uniforme e que apresentam crocância. Alface murcha normalmente significa que o vegetal já está envelhecido.

Cenoura

 


A cenoura é uma raiz tuberosa muito rica em nutrientes. Ela não deve, em situação alguma, estar mole: se você conseguir entortá-la, é um péssimo sinal. É normal que haja algumas rugas, mas tome cuidado se forem muitas. Assim como nos vegetais anteriores dessa lista, o ideal é que a coloração seja uniforme: manchas podem indicar infecções indesejadas.

Abóbora

 


Você sabia que as abóboras ideais são as opacas? Isso mesmo, aquelas com brilho provavelmente foram colhidas antes da hora. Além disso, a casca precisa ser lisa e sem manchas. O peso também indica uma maior consistência interna. Esses alimentos são extremamente ricos em nutrientes e estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros.

Chuchu

 


É importante avaliar se a casca do chuchu não está machucada, o que mais uma vez indica que foi vítima de alguma praga. Os amarelos provavelmente já passaram do ponto, o que faz da coloração verde a ideal, ainda mais com a superfície lisa. Os com mais brilho são melhores e indicam que esse vegetal já estão no ponto ideal para o consumo!

Pimentão

 


A tática ideal na escolha do pimentão é apertar o fruto e sentir sua firmeza. Aqueles que cederem não estão tão bons para o consumo como os mais firmes. Observe também se o talo está verde, uma característica importante. E não precisamos nem citar que a pele não pode estar machucada, certo?

Mais uma vez, isso indica que as pragas conseguiram atingir o vegetal em questão. Todos esses vegetais são partes fundamentais da alimentação do brasileiro. Na produção agrícola, a tentativa é de que eles possam crescer e ficar livres das pragas que muitas vezes causam enormes estragos.

Por isso, o uso dos defensivos agrícolas é importante nesse processo de levar à sua mesa produtos de enorme qualidade, sem infecções por fungos, bactérias, pequenos animais ou vegetais danosos. Escolher frutas, verduras e legumes de qualidade é algo importante para seu dia a dia e o de sua família.

Quando temos acesso a hortaliças vistosas e de qualidade, temos acesso também a mais nutrientes e a menos possibilidades desses alimentos estarem estragados.

Com essas dicas sobre alguns dos exemplares mais consumidos no país, você pode agora fazer ótimas escolhas. Hora de ir para a feira, hortifruti ou supermercado mais próximo?

Fonte: AgroSaber

Comentários

Mais lidas da semana

Governo de Minas anuncia escala de pagamento dos servidores

Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio

Pandemia provoca redução de investimentos estrangeiros no país

PF combate grupo criminoso que atuava com garimpo ilegal em Pernambuco

Bolsonaro coordena hoje 38ª Reunião do Conselho de Governo