Ciência do Solo em luto com a morte de Luiz Bezerra de Oliveira

 

Faleceu na manhã desta segunda-feira (17/8), em Recife (PE), aos 96 anos, o pesquisador aposentado da Embrapa Solos Luiz Bezerra de Oliveira, que lutava desde março contra uma doença degenerativa. Ele deixa a esposa Eneida e cinco filhas. O velório será realizado das 13h às 15h, no Cemitério Morada da Paz.

Doutor Bezerra, como ficou conhecido, destacou-se por suas pesquisas em solos do Nordeste brasileiro, com ênfase em Física do Solo. Publicou mais de 60 trabalhos científicos, tornando-se referência obrigatória para quem estuda porosidade e água em solos nordestinos.

Nasceu em Recife (PE), no dia 20 de julho de 1924. Formado Químico Industrial em 1946, tornou-se especialista em solos em 1955, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ao longo de sua carreira, trabalhou no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), na Seção de Solos do Instituto Augusto Trindade de Souza, no Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Nordeste (Ipeane) e na Embrapa, onde atuou na coordenadoria regional de Recife do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atual Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Solos, lá permanecendo até se aposentar, em 1994. Em 2016, publicou, junto com outros autores, o livro História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste do Brasil.

Também atuou como professor convidado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Uma das grandes contribuições do pesquisador à Ciência do Solo foi a coordenação da equipe que publicou o Manual de Métodos de Análise de Solo, que teve sua primeira edição publicada em 1979 e que se tornou, desde então, referência para laboratórios brasileiros.

O pesquisador André Julio do Amaral, coordenador da UEP Recife, lamentou a morte do amigo e decano da Embrapa Solos. “Dr. Luiz Bezerra de Oliveira deixa um legado de extrema importância e relevância para nós que somos profissionais da área de Ciência do Solo. Sua dedicação, empenho, persistência, poder de articulação e carisma são marcas que ficarão guardadas em nossa memória. Tive a oportunidade de conviver por aproximadamente uma década com o Dr. Luiz Bezerra, cuja atuação era sempre buscando enaltecer a importância da Ciência do Solo para as diversas aplicações no setor agrícola.”

Amaral lembra que Luiz Bezerra sempre foi muito ativo e participava de inúmeros eventos técnico-científicos. Um dos últimos foi o Congresso Mundial de Ciência do Solo, realizado pela primeira vez na América Latina, na cidade do Rio de Janeiro, em 2018, quando ele foi homenageado pela comissão organizadora do evento e pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).

Luiz Bezerra também teve atuação destacada na SBCS, onde ingressou em 1965 na diretoria, como conselheiro. É autor do livro Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, um olhar sobre sua história, impresso pela primeira vez em 2004 e reeditado em 2007. A publicação é considerada uma contribuição inestimável à memória da SBCS, pois registra todos os eventos promovidos pela sociedade, mostrando sua evolução e transformação através dos tempos.

“A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo está de luto. Perdemos um amigo e parte de nossa história”, lamentou a presidente da SBCS, Lúcia Helena Cunha dos Anjos.

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Comentários