Bolsonaro faz discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

 


Daqui a pouco, às 9h no horário daqui de Nova York e às 10h pelo horário de Brasília, começa a 76ª Assembleia das Nações Unidas. Seguindo a tradição, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, será o primeiro a fazer o discurso. 

Entre os assuntos que devem ser abordados pelo presidente está o avanço do Plano Nacional de Imunização. O governo brasileiro quer mostrar ao mundo que investiu na vacinação contra a covid-19 e na vigilância sanitária de variantes do coronavírus. Além disso, Bolsonaro deve falar sobre a retomada da economia após a pandemia, meio ambiente e destacar a atuação do país no combate ao desmatamento.  

Na segunda-feira (20), o presidente Bolsonaro se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, os líderes dos países falaram sobre a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que está marcada para novembro, no Reino Unido, e sobre o apoio de Boris Johnson a uma vaga do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Outro assunto tratado na reunião foi a parceria entre a Fiocruz, a universidade inglesa de Oxford e a AstraZeneca, que vai garantir ao Brasil a produção inteiramente nacional de vacinas contra a covid-19.

O ponto principal que será abordado pelos países durante a assembleia da ONU é a pandemia causada pelo coronavírus, e de que forma é possível garantir a recuperação e reconstrução global após a crise mundial causada pela infecção. 

O evento deve reunir mais de 100 líderes na sede da organização, aqui em Nova York.  Neste ano, a cerimônia volta a ser presencial, mas alguns líderes devem enviar mensagens gravadas.

Comentários