Prova de vida pode ser feita até 31 de dezembro

 


Os servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, todos no âmbito do executivo federal, que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 têm até o dia 31 de dezembro para fazer a comprovação. Após esse prazo, o pagamento do benefício será suspenso.

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Ela deve ser feita uma vez por ano no mês do aniversário do beneficiário. Para realizar a comprovação, o beneficiário pode comparecer presencialmente a uma agência do Banco em que recebe o pagamento, levando o documento de identificação com foto.

Também é possível fazer o procedimento pelo celular desde que tenha a identificação digital cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento Nacional de Trânsito. Neste caso, precisa ter os aplicativos SouGov.br e Gov.br instalados no celular. O beneficiário que tiver dúvidas sobre a prova de vida, pode consultar o calendário elaborado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Comentários