Livro resgata práticas de povos locais para a saúde na Amazônia


 

A professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Rosineide da Silva Bentes, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa Socioambiental da Amazônia (Gepamazon), traz mais uma edição que compõe a Série Vidas, o volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins.

O evento de lançamento ocorreu no auditório central do campus da UEPA em Santarém. A autora, professora Rosineide Bentes, chama a atenção para a mudança de visão sobre civilização e primitivismo.

O livro chama a atenção para o fato de que a saúde não consiste apenas numa alimentação saudável, mas num propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência e é uma continuação do volume A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas Afins, com conhecimento sobre saúde proveniente de benzedeiras, pajés, consertadeiras, parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia.

A ideia é resgatar práticas tidas como primitivas e antieconômicas, resultado de uma visão europeia de produção como revela a autora do livro, Rosineide Bentes.

A publicação mostra que o conceito de boa vida vem mudando cada vez mais. O ponto central de todo debate presente no volume dois é o reconhecimento de que a saúde e o bem-estar humano estão intimamente ligados ao estado do ambiente.

O livro assume importância fundamental quando desloca o foco do conhecimento formal e convencional do colonizador para um dos povos locais tradicionais, como destaca a autora Rosineide Bentes. 

A coleção Série Vidas compõe-se de cinco volumes, cada um tornando visível e dando voz a um tipo ou grupo social amazônida ou tratando de uma problemática de uma perspectiva profissional solidária, colaborativa, transdisciplinar e dialógica com os conhecimentos populares.

Comentários