Coluna Giro AgroSertanejo: O Show Não Pode Parar – O Plano Safra e o Ritmo do Agrotech
- Rádio AGROCITY

- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Aqui é Arthur Terra & Viola, chegando com o pé no estribo e a viola afinada para o nosso Giro AgroSertanejo na Rádio AGROCITY! O clima mudou, a poeira baixou um pouco com as chuvas e os negócios não param. Segura o fôlego que tem muita coisa boa vindo por aí.

Olá, amigos e amigas da AGROCITY! Estamos começando mais uma edição do nosso espaço de análise e conexão entre o campo e a cidade. Hoje, o assunto é quente e afeta desde o grande produtor de grãos até você que está curtindo um sertanejo no fone de ouvido. Vamos falar de dinheiro, tecnologia e como a música se mistura com tudo isso.
Agro B2B: O Seguro Morreu de Velho? A Hora é de Blindar a Safra
O produtor rural sabe: lidar com o clima é como domar um touro bravo. As chuvas podem ser a benção, mas também o pesadelo se vierem na hora errada. Com o início do plantio da safra de verão em várias regiões, a grande "moda" do momento nos escritórios das fazendas não é um novo hit, mas sim as estratégias de Gerenciamento de Risco e Seguro Agrícola.
Por que isso é vital agora? A volatilidade climática, acentuada por fenômenos como o El Niño/La Niña, torna cada ciclo uma aposta alta. O Governo Federal já acenou com os recursos do Plano Safra 2024/25, mas as discussões sobre a suplementação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) ainda geram ruído.
Insight Arthur Terra: Produtor, não dá para "tocar o berrante" e esperar que a boiada siga sozinha. A alta dos custos de produção (mesmo com a leve queda nos fertilizantes) exige que sua margem seja protegida. Buscar mecanismos de hedge (travamento de preços na Bolsa) e, fundamentalmente, garantir uma boa apólice de seguro não é gasto, é investimento em sobrevivência. Se o clima não colaborar, o seguro é o que vai garantir que o trator volte a rodar na próxima temporada. Acompanhe as movimentações em Brasília, mas faça sua lição de casa na fazenda.
Agro B2C: Tecnologia na Mesa e Rastreabilidade no Prato
E você aí na cidade, sabe de onde vem o bife do churrasco ou a soja do óleo? O consumidor está cada vez mais exigente, e a palavra de ordem é Rastreabilidade. O Agrotech não serve apenas para aumentar a produtividade; serve para garantir a segurança alimentar.
As AgTechs estão desenvolvendo sistemas que permitem, por meio de um QR Code na embalagem, que você saiba exatamente em qual fazenda o alimento foi produzido, se houve uso responsável de defensivos e se a produção respeitou as leis ambientais. Isso é transparência! O campo está se modernizando para garantir que o alimento que chega à sua mesa tenha a qualidade exigida pelo mundo.
Cultura Sertaneja: A Tecnologia Invade o Palco e a Fazenda
E já que falamos de tecnologia e modernização, o sertanejo não fica atrás! Já repararam como as superproduções dos DVDs atuais usam o que há de mais moderno em luz, som e painéis de LED? Mas a conexão vai além. Os novos artistas estão cantando o "Agro Moderno".
O "Hit" da Tecnologia: As letras mudaram. Do "Fuscão Preto", passamos para as caminhonetes importadas equipadas com GPS e as "baladas sertanejas" que acontecem nos principais polos agrícolas do país, como Rondonópolis (MT) e Ribeirão Preto (SP). A música sertaneja é o espelho do interior, e se o interior está tecnológico, a música também está.
Grandes nomes como Gusttavo Lima, Luan Santana e as duplas Jorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano movimentam uma economia gigantesca. Seus shows fomentam o turismo local, a rede hoteleira e criam empregos em toda a cadeia produtiva, provando que a música é um agronegócio por si só. A "fábrica de hits" precisa de energia, estrutura e gestão, assim como uma grande fazenda.
Causos e Negócios
No fim das contas, seja pilotando uma colheitadeira de última geração ou dedilhando uma viola caipira, a essência é a mesma: dedicação, ritmo e a busca por um futuro melhor. O Brasil rural e urbano caminham juntos, impulsionados pela força da terra e pela emoção da música.
E você, amigo ouvinte da Rádio AGROCITY, como vê essa modernização chegando perto de você? Já usa tecnologia na sua fazenda ou está sentindo os preços mudarem na gôndola do mercado? A prosa está aberta!
Um abraço do Arthur Terra & Viola, e até o próximo giro!



Comentários